top of page
Foto do escritorVersloc

5 dicas para aumentar score de crédito

Atualizado: 2 de nov. de 2022


Quando o assunto é score de crédito, garantia de taxas menores e/ou melhores condições de financiamento para compra de veículos, não são apenas ações governamentais que podem proporcionar ganhos à sua empresa. Você sabia que as suas realizações administrativas e contábeis perante o mercado também influenciam? Pois bem, é isso mesmo! Se você mantém suas contas pessoais e profissionais em dia, o seu score nas consultas de crédito pode ser estável. Ou até se apresentar em constante crescimento, o que facilita a sua aprovação para diversas transações financeiras.

Mas se você não sabia nem que existia isso, não tem problema…

A Vers te explica o que é e onde você consulta este score. Além disso, vamos te dar 5 dicas de como aumentar o seu score de crédito e estar pronto para as melhores oportunidades que o mercado lhe oferecer. Quer ver? Então confira:


O que é score de crédito?


Vamos imaginar que você esteja jogando um jogo de corrida chamado “Vida Financeira”. Nele o objetivo é chegar o mais próximo possível dos 1000 pontos (que é o score mais alto do jogo). No entanto, as fases podem ser fáceis ou difíceis, dependendo do seu planejamento e das suas escolhas durante o percurso. O score de crédito tem as seguintes categorias:

0 a 200 – Risco muito alto de inadimplência;

201 a 400 – Risco alto de inadimplência;

401 a 700 – Risco médio de inadimplência;

701 a 900 – Risco baixo de inadimplência;

901 a 1000 – Risco muito baixo de inadimplência.

Neste jogo, se você é empresário, você percorre as fases com dois carros, o CPF e o CNPJ, ambos estão sendo analisados durante toda a corrida. Na prática, a partida reinicia a cada mês. Seus resultados são computados de acordo com hábitos de pagamento e relacionamento com o mercado de crédito.

Dessa forma, se o seu score é baixo, as chances de você conseguir crédito também serão reduzidas. Essa é uma ferramenta muito utilizada pelas instituições financeiras e bancos na hora de conceder crédito, empréstimos e financiamentos. Ou seja, se você é visto como mau pagador, dificilmente conseguirá o serviço financeiro que deseja.


Como consultar meu score de crédito?


Se continuarmos na metáfora, o score de crédito do CPF e do CNPJ ficam computados com o juíz (Serasa) que permite acesso gratuito e ilimitado por meio de seu site. Pelo Serasa você visualiza a sua pontuação e, caso esteja negativado, ele também mostra as dívidas pendentes e aponta alguns canais de quitação.


Você pode fazer isso de qualquer lugar e horário, desde que tenha realizado o seu cadastro e assinado a versão paga da plataforma, ok?


Como aumentar o score de crédito?


E agora que você veio até aqui, espero que tenha entendido o que é o score de crédito e por onde você pode consultar a sua pontuação.


Logo, chegou o momento de ver as dicas básicas do que você pode colocar em prática para aumentar o score do seu CPF e do CNPJ. Vamos lá?


1- Faça um planejamento financeiro


Saber o seu fluxo de caixa e quais são suas contas fixas ajuda muito a ter o controle financeiro. Com isso, você pode planejar os investimentos caso esteja com o saldo em azul ou pensar em novas estratégias para sair do vermelho.

Ao ter este controle de negociação, sua apresentação no mercado fica melhor.


2- Pague as suas contas em dia


Nenhuma outra atitude vai te deixar mais “bem na praça” e permitir o aumento do seu score de crédito do que ser um bom pagador. Como dito anteriormente, você tem categorias a se enquadrar e nada melhor do que ser reconhecido como um excelente pagador, não é mesmo?


3- Mantenha os seu currículo financeiro atualizado


Órgãos como o SPC, Serasa e SCPC Boa Vista podem ser atualizados a qualquer momento, tanto para o lado positivo, quanto para a negativação.

Portanto, é importante ficar atento(a) aos seus registros pessoais e de seus negócios nestes sistemas.

Após quitar alguma dívida, entre em contato com o órgão ou com a empresa a qual devia e solicite a retirada de “seu nome” dos sistemas de devedor. Isso faz o sistema reconhecer que o pagamento foi realizado e, como um bônus, pode aumentar o seu score de crédito pouco tempo depois.


4- Espere um tempo para pedir novos serviços de crédito, caso seja recusado em algum


Pedir concessão de crédito sem parar pode mostrar, ao mercado, um certo “desespero” da sua parte. Logo, as fornecedoras de crédito ficarão atentas à sua performance perante as dívidas. Então, espere alguns momentos ou tente alguma negociação com quem você deve. Dessa forma, você terá maiores chances de aumentar o score de crédito, do que ficar pedindo crédito incessantemente.


5- Conte com serviços profissionais para manter sua empresa no azul


Contar com a ajuda de profissionais como os de serviços de contabilidade, por exemplo, pode te ajudar a ter um score de crédito maior. Visto que, você terá um maior controle de suas contas.

Se enquadrar de forma correta no mercado e nas formas de tributação vai garantir melhores linhas de taxas, juros, créditos e financiamentos.

Então, é bom manter um relacionamento com as instituições financeiras e preze por uma vida financeira estável. Todas essas ações colocadas em prática, de forma coletiva, trarão bons resultados ao seu score de crédito. Com isso, você se mantém ativo e, ainda, melhorar o rating da empresa, entendido?!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page